Cabo Delgado, Internacional

Tanzânia: Povoado de Kitaya é alvo de insurgentes

Pelo menos 20 civis e 2 militares (na respectiva unidade), todos de nacionalidade Tanzaniana, foram mortos por insurgentes. Após o ataque, os insurgentes recuaram à Moçambique. O acto aconteceu na noite desta 4 feira, 14 de Outubro de 2020, na qual cerca de nove viaturas (uma das quais, militar), uma Unidade sanitária, foram carbonizados, bem como inumeras casas pertencentes a famílias locais.

O Povoado de Kitaya situa-se no norte do Rio Rovuma e a sul da Cidade provincial de Mtwara e o rio. Apesar de ser de baixo caudal o rio é popular por crocodilos, facto que a travessia do referido rio, sobretudo no princípio daquela noite, pode ter sido feita com o recurso a canoas ancoradas por pescadores ou facilitadores de trânsitos clandestinos. Aliás, alguns cidadãos tanzanianos e residentes pelo povoado de Kitaya cultivam a terra em Moçambique obtendo dela, culturas de curto (ananazeiras) e de longo (Cajual) prazos.

A distancia entre Kitara e Mtwara (a sétima maior Cidade de Tanzania) é de 51 km, terra batida.

Uma outra fonte do Pinnacle News que reside em Kitaya garantiu que as autoridades Tanzanianas já estão, sobretudo a paisana, a se informar sobre o sucedido e possivelmente possam entrar no solo Moçambicano para reaveriguar e reportar a sua hierarquia.

“Ndyo! Wametchoma moto nyumba na gary zetu na, sisi timekua tunakymbia ovyo-ovyo”= Constitui a verdade que incendiaram nossas casas e viaturas enquanto corríamos em de bandada, frisou Bynti Habiba Hassane, uma das matronas deste vilarejo, está que participou na manhã de hoje, em dois dos 22 funerais muito concorridos.

Um comentário

  1. Pingback: Insurgentes atacam mais uma aldeia na Tanzânia - PINNACLE NEWS

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Subscrever a nossa newsletter diária