Rescaldo Semanal 06-03-2021
6 de Março, 2021
Pelo menos 20 civis e 2 militares (na respectiva unidade), todos de nacionalidade Tanzaniana, foram mortos por insurgentes. Após o ataque, os insurgentes recuaram à Moçambique. O acto aconteceu na noite desta 4 feira, 14 de Outubro de 2020, na qual cerca de nove viaturas (uma das quais, militar), uma Unidade sanitária, foram carbonizados, bem como inumeras casas pertencentes a famílias locais.
O Povoado de Kitaya situa-se no norte do Rio Rovuma e a sul da Cidade provincial de Mtwara e o rio. Apesar de ser de baixo caudal o rio é popular por crocodilos, facto que a travessia do referido rio, sobretudo no princípio daquela noite, pode ter sido feita com o recurso a canoas ancoradas por pescadores ou facilitadores de trânsitos clandestinos. Aliás, alguns cidadãos tanzanianos e residentes pelo povoado de Kitaya cultivam a terra em Moçambique obtendo dela, culturas de curto (ananazeiras) e de longo (Cajual) prazos.
A distancia entre Kitara e Mtwara (a sétima maior Cidade de Tanzania) é de 51 km, terra batida.
Uma outra fonte do Pinnacle News que reside em Kitaya garantiu que as autoridades Tanzanianas já estão, sobretudo a paisana, a se informar sobre o sucedido e possivelmente possam entrar no solo Moçambicano para reaveriguar e reportar a sua hierarquia.
“Ndyo! Wametchoma moto nyumba na gary zetu na, sisi timekua tunakymbia ovyo-ovyo”= Constitui a verdade que incendiaram nossas casas e viaturas enquanto corríamos em de bandada, frisou Bynti Habiba Hassane, uma das matronas deste vilarejo, está que participou na manhã de hoje, em dois dos 22 funerais muito concorridos.
Pingback: Insurgentes atacam mais uma aldeia na Tanzânia - PINNACLE NEWS