Nacional

SEKELEKANI recorda o desaparecimento de Ibraimo Mbaruco

Tomás Vieira Mário, Director Executivo de Centro de Estudos e Pesquisa de Comunicação – SEKELEKANI, organização que hospeda a plataforma comunitária para a promoção de Mudanças Sociais em comunidades de exploração mineira em Moçambique, preside hoje e amanhã (27-11), a VII Conferência sobre a Comunicação usando as Tecnologias de Informação e Comunicação. Na sua nota de abertura, Tomás Vieira Mário lamentou a ausência física de um dos seus assíduos colaboradores, Ibraimo Mbaruco o qual foi descrito que, para além de colaborar para SEKELEKANI, era também fazedor de rádio do distrito nortenho de Cabo Delgado – Palma.

“Antes de SEKELEKANI existir, ninguém conhecida a Ilha Linda, Larde, Topwito, Namanhumbyr, Kitunda, Mwaladzi mas hoje, graças a estes activistas residentes e que fazem acção cívica, conhecemos as terras mais ricas em recursos minerais apreciados em todo o Mundo. Usamos os celulares, as rádios, tiramos fotografias das nossas terras, esclarecemos os acordos e desacordos ue as grandes multinacionais chegam junto das comunidades e damos a conhecer ao Mundo. – Disse Tomás Vieira Mário para depois enfatizar que, nem todos estão preparados para esta realidade porque retem meios de colecta destes dados e chegam a ameaçar aos nossos colaboradores.

Importa realçar que na semana passados, Tomás Vieira Mário esteve em Montepuez para uma mesa redonda diante das comunidades e gestores de multinacionais e resolvem-se estes problemas sem intervenção judiciária. Quanto a este ponto, àquele dirigente diz espera haver réplicas no País, desde que sejam casos que não envolvem matanças apenas os protestos são dados voz e consideração, sem violência e muito menos manifestações sangrentas que possam naturalmente envolver a máquina opressora e judiciária. O envolvimento da mulher nestas causas, são uma mais valia e segundo o orador, eram ideas impensáveis em Moçambique.

Fazem parte deste encontro, alguns órgãos de Comunicação Social sedeados em Nampula Cidade.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Subscreva a nossa newsletter diária

Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.