Rescaldos

Rescaldo Semanal 16.01.2021

Internacional

Neste 2021, a Camara Africana de Energia, um grupo privado focado no aumento dos investimentos das multinacionais baseado em Johanesburgo na África do Sul sugeriu que uma das medidas para sanar o problema da insurgência em Cabo Delgado passaria pela amnistia para insurgentes por parte do Governo.

O Pentagono enviou para Moçambique, Nathan Sales,  Coordenador para o anti-terrorismo dos Estados Unidos para discutir saídas do conflito de Cabo Delgado e oportunidades para uma maior cooperação bilateral na luta contra o extremismo violento.

Uma comissão Moçambicana chefiada pelo presidente da República e chefe do Estado Maior, Filipe Nyusi, deslocou-se à Tanzânia encontrou-se com o seu homólogo John Magufuri com objectivo de discutir, planos de luta contra a insurgência em Cabo Delgado. Aos olhos da imprensa, a Tanzânia mostrou-se aberta para ajudar Moçambique, pelos mesmos motivos históricos que sempre uniram os dois povos. Os detalhes desta visita e plano de acções, foi reservado para um próximo encontro que terá lugar brevemente em Maputo, onde 18 peritos da SADC irão preparar e fazer parte do mesmo. Enquanto isso, uma outra comissão da União Europeia, liderada por Portugal, que assumiu a Presidente do Conselho da União Europeia, pretende abordar com o Governo de Maputo o problema de Cabo Delgado e com o enfoque na crise humanitária que já provocou acima de 560 mil deslocados.

O aeroporto Internacional de Pemba, província de Cabo Delgado, foi escalado por 11 cidadãos de Nacionalidade Bangladesh e outros 24 Somalianos que chegaram através de um voo internacional.  Os cidadãos estrangeiros foram retidos pelas autoridades policiais para interrogatórios. . O Pinnacle News acredita que muitos destes vinham a moçambique para participar do garimpo artesanal de rubi e seus derivados, em Montepuez.

Mirko Manzoni, o enviado Especial do Secretário-geral das Nações Unidas para Moçambique e Presidente do Grupo de contacto, manifestou o seu posicionamento em relação o conflito armado da zona Centro como sendo o melhor momento de reconciliação entre as partes e um rápido cessar-fogo. Recorde-se que para este caso, o Governo Moçambicano anunciou trégua e instou a integração ao DDR e do lado de mariano Nhongo, houve abertura e motivação para o cessar-fogo, neste Janeiro de 2021.

Nacional

Deu arranque a escala Nacional o processo de recenseamento militar. Cada distrito de Moçambique tem uma meta mínima de 1000 jovens de ambos sexos. Jovens ouvidos no Município de Nampula pelo Pinnacle News disseram haver um esquema de corrupção para a admissão instantânea do cumprimento desta tarefa nobre da nação estando fixado em três mil meticais para o ingresso. As razões desta cobrança foram comentadas como sendo de obtenção de lucros por parte de jovens militares que de forma automática e em poucos meses de formação, poderão auferir, ascender e progredir enquanto defendem a Pátria.

Nesta semana, foi também a encerrar o Vº Curso de operações de combate ao Terrorismo das Forças de Defesa e Segurança onde, o Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi deixou claro que a missão destes formandos em Maputo seria, se deslocarem à Cabo Delgado para se aplicarem no teatro de operações Norte sem olhar pela origem de cada inimigo pois, há no seio de insurgentes, alvos nativos e estrangeiros. Paralelamente a esta acção, foram exonerados e promovidos em despachos separados, quadros das Forças Armadas de Defesa e Segurança.

O Comandante Geral da Policia, Bernardino Rafael, encabeçou uma missão repentina aérea de caça a insurgentes e coincidiu no assalto a uma posição de Matemo, em Macomia – Cabo Delgado. Da incursão com o recurso a muita fumaça, houve dezenas de reféns resgatados com o destaque para mulheres e crianças e captura de pelo menos 6 insurgentes. Todos os 24, foram transferidos para a Cidade Capital de Cabo Delgado e recebem atendimentos a medida de seus cometimentos, confissões e desejos. Parte das resgatadas, estavam em cativeiros há cerca de um ano e prestam depoimentos interessantes que já constam nas agendas militares.

Em Muidumbe, pelo menos dois milicianos foram mortalmente abatidos enquanto faziam patrulha. No grupo, eram três e o sobrevivente diz não saber de onde foram disparados os tiros que tiraram a vida seus colegas.

Em Mueda, pelo menos uma viatura ligeira de marca Honda foi neutralizada por carregar material bélico diverso. Em conexão com este caso, pelo menos dois cidadãos, todos do sexo masculino, encontram-se detidos e a responder pelo acto. Nas suas primeiras confissões, depois de mais de 600 km de percurso, os ocupantes do carro sendo um dentre eles motorista, disse terem carregado aquela carga em Nampula Cidade e passaram livremente pelos Municípios de Chiúre, Montepuez e estavam a entrar no de Mueda onde numa cancela, foram obrigados a parar e revistados.

Chuvas intermitentes que se fizeram sentir um pouco por toda a Província de Cabo Delgado colocaram a prova inúmeros deslocados que se albergam em cabanas. As águas de chuva e frio intenso, filtraram e tomaram conta do interior de várias casotas. Deslocados por nós auscultados, tiveram a oportunidade de constatar não terem sementes agrícolas para o plantio em pequenos campos agrícolas por eles localizados e para a dieta alimentar bem como,a coordenada especulação de preços de produtos alimentares nas lojas pré-seleccionadas pelo Programa Mundial de Alimentação, para a conversão de senhas de 3.500 meticais em alimentos.

Deslocados do Centro de refugiados de Ngalanga – Metuge, foram visitados por personalidades do Governo Nacional e na ocasião, foram prometidos o visível lançamento da primeira pedra para a construção de Uma Unidade Sanitária do tipo 3.

Dados disponíveis no sector de educação Provincial de Cabo Delgado provam que esta Província continua a ser uma das mais acolhedoras de crianças em idade escolar. Muitas delas, são deslocadas e seguem as suas novas residências em campos de refugiados, seguindo pais e encarregados de educação. Este facto fará com que haja redefinição do sector de educação inclusive a redistribuição de professores residentes e deslocados, próximo dos povoados reassentados.

O possível alastramento da guerra de Cabo Delgado para províncias vizinhas a destacar a de Niassa, tal como o Governo recentemente anunciou é visto por analistas do Pinnacle News como um chamariz de mais investimentos, por ser teórico. Para os supracitados, a língua de diálogo, os meios de deslocação, o local de recepção e manuseio de mantimentos, as motivações internas no seio de grupos de insurgentes bem como o número de aderentes a esta ala, ditam o futuro e seus anseios a curto, médio e longos prazos.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Subscreva a nossa newsletter diária

Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.