Rescaldos

Rescaldo Semanal 07-11-2020

As atenções de combates em Cabo Delgado estiveram centradas nos distritos de Palma, Muidumbe, Nangade e Macomia. Iniciemos por este último onde hoje (07-11-2020), um grupo de insurgentes encontra-se na aldeia Nambine – Posto Administrativo de Mucojo.

Palma

O Governo anunciou ter abatido numa emboscada, pelo menos 33 insurgentes (todos) que escalaram atacar pela segunda vez consecutiva, o povoado do Posto administrativo de Phundanhar.

Nangade

O Governo do Distrito, por intermédio dos Serviços Distritais de Educação, solicitou os perto de 300 professores e pessoal quadro do sector de Educação para que comparecessem aos seus Postos de Trabalho sob pena de serem sancionados, caso não o fizessem. Este comunicado foi bastante criticado sobretudo nas redes sociais ao ter sido partilhado, numa altura em que o vizinho Distrito de Muidumbe estava em chamas.

Muidumbe

Houve decapitações durante ritos de iniciação masculina e os números subiram de 20 para 51 pessoas na sua maioria, adolescentes recém – circuncisados. Foram, portanto no primeiro local, na aldeia 24 de Março onde estiveram acampados 15 meninos e seus respectivos 5 conselheiros e depois, escalaram uma outra mata do mesmo distrito, num local não muito bem identificado pelo Pinnacle News onde, também decapitaram 24 crianças e 6 anciãos. No total, foram 51 vidas perdidas em ritos de iniciação traditional masculinos. Este número veio a crescer por terem sido registadas muito mais mortes por decapitação a exemplificar, a morte do Professor de Muidumbe a qual, reescrevemos abaixo:

Os meandros da morte do professor do Distrito de Muidumbe

Estavam nas matas de Muidumbe, o Professor Damião Males Tangasse, escondido por de baixo de uma frondosa árvore, com sua esposa, seus dois filhos e uma cunhada em estado grávida.

A esposa presente na ocasião, diz ter assistido insurgentes a pegarem no seu esposo e decapitaram-no. Em seguida, pegaram na cunhada, em estado de gravidez e fizeram uma incisão na barriga, tipicamente cesariana a sangue frio e consequentemente silenciou a ela e o fecto. Pegaram nela e espancaram-na barbaramente para depois, levarem seus dois filhos, para destinos incertos.

A esposa, nestas alturas, encontra-se num dilema de tormento jamais visto assim que perdeu de vista, praticamente toda a sua amada e aconchegada família.

A estas alturas, ela encontra-se refugiada e inconsolada fora do Distrito de Muidumbe.

Importa realçar que em Muidumbe, pelo menos 3 insurgentes foram neutralizados pela população e removidos seus braços para depois, força-los a desfilarem pelas aldeias. No final do desfile, outros corajosos os decapitaram.

De igual, insurgentes permaneceram em Muidumbe por 4 dias consecutivos e fizeram o campo de Madjedje, na aldeia Muatide, de local onde depositaram muito mais corpos de pessoas decapitadas. Fontes do Pinnacle News disseram que a meta deles era de fazer 270 mortes de pessoas, número igual aos insurgentes recentemente decapitados pelos antigos combatentes do mesmo Distrito.

O Governo anunciou nesta semana que militares recuperaram vário material bélico, viaturas de assalto e toneladas de comida de primeira necessidade que esteve na posse de insurgentes, algures numa das maiores bases de insurgentes.

Em contrapartida, fontes do Pinnacle News disseram que pelo menos 3 corpos de militares, foram trazidos no Aeroporto de Pemba, vindos do aeródromo de Mueda, pelas 08h00 de ontem, 6ª feira, dia 06 de Novembro de 2020. Acredita-se que corpos destes militares estão em processo de transladação, resultante do combate em Muidumbe, ao longo desta semana.

Macomia

Na tarde de hoje (07-11), insurgentes estiveram de passagem na aldeia Nambine onde decapitaram 1 senhor e raptaram duas outras senhoras do mesmo povoado. Quer em Macomia onde a comitiva Presidential foi recebida por uma canada Jovem poulacional, quer em tantos outros distritos visitados, o Comandante em Chefe, contactou populares com palavras de conforto pelo ambiente de Guerra e prometeu regularizar o ambiente de convívio, o mais breve possível. Estes apelos, estão a ser repercutidos de boca em boca, nestas aldeias sem meios de comunicação Social operacionais.

Mueda

Houve desfile de insurgentes, na aldeia Nanjaba, distrito de Mueda, na tarde de hoje. Acredita-se que sejam insurgentes a procurarem encontrar planos de fuga, depois do ataque ao vizinho distrito de Muidumbe.

Internacional

Na arena Internacional, vários órgãos de Comunicação Social confirmaram a materialização da vizinha Tanzânia ter repatriado perto de 800 Moçambicanos que haviam se refugiado naquele solo pátrio, alegadamente por insegurança de insurgência.

Depois do Pinnacle News ter tornado público o lançamento de rockets de Tanzânia para Moçambique, os dois estados ainda não se pronunciaram, sobretudo pelos pacientes recebidos nas Unidade sanitárias de Nangade, com ferimentos destes engenhos.

Outros

Outros incidentes marcantes nesta Província foi de naufrágio numa das Ilhas do Ibo. Segundo alguns sobreviventes, a embarcação partiu do Distrito de Palma e tinha como destino, a Cidade de Pemba. Pelo caminho e de Ilha em Ilha, ela ia recolhendo muito mais deslocados de guerra e suas bagagens, tendo sido a dada altura, guiada para a maré alta, temendo ação de insurgentes, numa Ilha recentemente invadida por insurgentes. Pelo mar alto, a embarcação a motor e a vela, sofreu de embate numa rocha, tendo resultado desta ação, morte de mais da metade de seus ocupantes e com o destaque, mulheres e crianças.

Reportamos o deplorável estado sanitário no Município de Pemba e com o destaque do Mau uso de sanitários públicos por gente deslocados de guerra que nunca dantes teve a oportunidade de ser instruida sobre o como usa-los. O lixo doméstico que não é recolhido na praia de Paquitequete, colocando todos os deslocados no foco de doenças bem como o fecalismo ao céu aberto, por parte de naturais e conviventes da famosa praia de Paquite.

Estranhamente ao que se vê de populares que fogem de guerra por via marítima, há (ultimamente), muita gente que escala embarcações que vão às Ilhas. Estes vão pura e simplesmente semear e abandonar sementes agrícolas em suas “abandonadas” terras férteis, nestas alturas de início de chuvas e lançamento do ano agrícola 2020-2021.

Subscreva a nossa newsletter diária