Maio Sangrento em Cabo Delgado
11 de Maio, 2022
Uma média de 700 militares pertencentes as forças conjuntas foi destacada para localizar e neutralizar uma média de 54 insurgentes que nesta semana se separaram em pequenos grupos e que estão a protagonizar terror na zona limítrofe dos distritos de Quissanga, Ancuabe e Macomia, concretamente na foz do rio Montepuez.
O Pinnacle News soube de suas fontes que todos os 54 são desistentes das bases de Siri e pelo fogo intenso, separaram-se em dois grupos, sendo que um deles optou por se adaptar e chegar preferencialmente na cidade de Pemba em busca de iniciar uma nova vida, ao passo que outros, ao longo dessa mesma semana sequestraram e mataram pescadores, camponeses, e nas últimas 24 horas incendiaram e mataram na aldeia Lindi.
Por conta dessas acções com danos visíveis, uma média de 700 homens e bem equipados procura localização-los. Isto acontece numa altura que várias personalidades internacionais, com destaque para o Presidente do Ruanda Paul Kagame e a imprensa internacional pelo província com objectivo de fazer o balanço dos dois meses de operações, bem como por ocasião do 44ª aniversário das Forças Armadas de Moçambique. O troço de 94 km de Sunate (Silva-Macua) à Macomia encontra-se condicionado por várias horas.