Cabo Delgado

Pemba: Chegam mais deslocados com hipotermia e má-nutrição

A Cidade de Pemba tem sido o primeiro destino instintivo de deslocados de guerra que cá chegam, usando a via marítima.

Pelo caminho, há dias em que a ventania não sopra para o destino das praias de Pemba, facto que complica aos passageiros de barcos a vela, calcularem e obterem alimentos suficientes para a caminhada.

Foto: amigos do Pinnacle News

Os ocupantes de cada embarcação, chegam a defecar nas bermas dos mesmos barcos, ao longo da caminhada por longos dias e em embarcações onde crianças viajam com seus pais.

A ajuda por parte de entidades humanitárias pode ser feita (nalgum momento), horas depois de qualquer embarcação chegar ao destino e algum Secretário de bairro, receber e cadastra-los, facto que leva também uma eternidade.

Foto: amigos do Pinnacle News

Os Centros de acomodação de Pemba, Mecufi, Metuge, principalmente, já não conseguem também, acomodar mais gente, quer em cada tenda, quer no mesmo espaço geográfico onde também, as condições de higiene colectiva, não são das melhores pelo facto de haver diferenças de tratamento do meio ambiente, por parte de conviventes.

Pemba é a Cidade capital da Província de Cabo Delgado onde, estes recebem novos destinos, por parte dos gestores do Estado.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Subscreva a nossa newsletter diária

Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.