Perdidos e Achados

Norte de Moçambique observa eclipse não previsto pelos Serviços meteorológicos

A Província de Nampula encontra-se coberta de sol ardente e em muitos Distritos, observa-se uma espécie de espécie de eclipse solar.

O mesmo fenómeno natural e fantástico, coloca vários Moçambicanos a fotografarem sem o recurso de óculos recomendáveis e postarem o sol em formato anelar, nas redes sociais. Este fenomeno é visto a partir das 09h00 de hoje, hora do Maputo (+2h TMG) e perdura 4 horas.

Alguns, movidos de suas crenças religiosas, interpretam este fenómeno como sendo MALDIÇÃO DE DEUS e só se pode reverter, com rezas.

Fotos: Arlindo Chissale – A partir do Edifício do Conselho Municipal de Nacala Porto

……………………………………………….

TIPOS DE ECLIPSE

Tipos de Eclipse Solar

Por esse motivo, existem quatro diferentes tipos de eclipse solar, que são:

a) eclipse solar total: ocorre quando a Lua encobre totalmente a luz solar. Dessa forma, o dia transforma-se em noite durante a duração do fenômeno.

b) eclipse solar parcial: acontece quando apenas uma parte do Sol é encoberta pela Lua. Nesse caso, praticamente não há alteração da luminosidade do dia.

c) eclipse solar anular ou anelar: é quando a Lua está a uma distância maior da Terra e o seu tamanho aparente não é o suficiente para recobrir toda a projeção solar. Por essa razão, forma-se um anel em torno da sombra da Lua.

d) Eclipse solar híbrido: é quando o eclipse é total em algumas áreas e parcial em outras.

Os eclipses geralmente não se repetem da mesma forma no mesmo local. Na verdade, existe um ciclo de tempo para que uma determinada sequência de eclipses volte a ocorrer, ciclo esse que recebe o nome de Período de Saros, cuja duração é de 18 anos, 11 dias e 8 horas. Durante esse período, ocorre 41 eclipses solares e 29 eclipses lunares.

E, saiba mais sobre os Eclipses!

https://pt.wikipedia.org/wiki/Eclipse_solar

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Subscreva a nossa newsletter diária

Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.