Cabo Delgado

Nangade: Insurgentes atacam várias aldeias em curto espaço de tempo

Residentes do Distrito de Nangade e concretamente nas aldeias Namiune, 25 de Setembro, Naleke, Chicuaia – Nova, Litingina e Lukuamba, relataram ao Pinnacle News de que, uma média de 20 insurgentes, fizeram-se transportar em 6 motorizadas e aterrorizaram em todas estas aldeias. Em nenhuma destas pequenas aldeias há posições militares, facto que se locomoveram muito rapidamente e fizeram 10 mortes a tiros e 4 viaturas incendiadas, nas mesmas aldeias.

A dada altura, usaram aquelas viaturas incendiadas para circular tal como se fosse escolta e após explorarem todas as ruas de cada aldeia, baldeavam o combustível e incendiavam-nas.

O modelo de motorizadas (SanlG), usadas são de proveniência Tanzaniana, capazes de atingir uma velocidade de até 125 km/h e custam perto de 1.000 dólares (+/-75.000 meticais). Nossas fontes acreditam que muitas destas, foram assaltadas em muitas aldeias outros atacadas.

Para além de terem altas capacidades de velocidade e suporte de muito peso bruto, há nestes distritos, muitos acessórios a venda em barracas de comerciantes locais.

Muitas famílias destes distritos têm pelo menos uma motorizada do género e fazem trabalhos de evacuação de produtos agrícolas das suas machambas ou taximota para o sustento da mesma.

Militares das Forças Armadas de Defesa Moçambicana estão cientes deste facto e faz tempo que interditam entradas de muito mais motos do género, de povoado para povoado.

O Pinnacle News tem dificuldades de precisar qual das aldeias foi a primeiras a ser atacada mas os trilhos de todas as motorizadas, foram a aldeia (baixas) de Lukuamba. As mesmas fontes acreditam que, pretende-se despistar militares que forem escalados a lhes perseguir pelas matas à dentro, mergulhando trilhos das motorizadas, em rios locais.

Nesta manhã, inúmeros militares da nas logística de Mueda, foram destacados para se deslocarem para esta aldeias e aferirem os estragos e a priori, reportam que parte dos mortos eram deslocados de guerra de Mueda e que tinham escolhido Nangade, como sendo Distrito mais seguro (…).

One Comment

  1. É lamentável oque acontece é. Moçambique é Tanzânia… Alguém deve intervir isso

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Subscreva a nossa newsletter diária