Rescaldo de 27.02.2021
27 de Fevereiro, 2021
Residentes do Distrito de Nangade e concretamente nas aldeias Namiune, 25 de Setembro, Naleke, Chicuaia – Nova, Litingina e Lukuamba, relataram ao Pinnacle News de que, uma média de 20 insurgentes, fizeram-se transportar em 6 motorizadas e aterrorizaram em todas estas aldeias. Em nenhuma destas pequenas aldeias há posições militares, facto que se locomoveram muito rapidamente e fizeram 10 mortes a tiros e 4 viaturas incendiadas, nas mesmas aldeias.
A dada altura, usaram aquelas viaturas incendiadas para circular tal como se fosse escolta e após explorarem todas as ruas de cada aldeia, baldeavam o combustível e incendiavam-nas.
O modelo de motorizadas (SanlG), usadas são de proveniência Tanzaniana, capazes de atingir uma velocidade de até 125 km/h e custam perto de 1.000 dólares (+/-75.000 meticais). Nossas fontes acreditam que muitas destas, foram assaltadas em muitas aldeias outros atacadas.
Para além de terem altas capacidades de velocidade e suporte de muito peso bruto, há nestes distritos, muitos acessórios a venda em barracas de comerciantes locais.
Muitas famílias destes distritos têm pelo menos uma motorizada do género e fazem trabalhos de evacuação de produtos agrícolas das suas machambas ou taximota para o sustento da mesma.
Militares das Forças Armadas de Defesa Moçambicana estão cientes deste facto e faz tempo que interditam entradas de muito mais motos do género, de povoado para povoado.
O Pinnacle News tem dificuldades de precisar qual das aldeias foi a primeiras a ser atacada mas os trilhos de todas as motorizadas, foram a aldeia (baixas) de Lukuamba. As mesmas fontes acreditam que, pretende-se despistar militares que forem escalados a lhes perseguir pelas matas à dentro, mergulhando trilhos das motorizadas, em rios locais.
Nesta manhã, inúmeros militares da nas logística de Mueda, foram destacados para se deslocarem para esta aldeias e aferirem os estragos e a priori, reportam que parte dos mortos eram deslocados de guerra de Mueda e que tinham escolhido Nangade, como sendo Distrito mais seguro (…).
É lamentável oque acontece é. Moçambique é Tanzânia… Alguém deve intervir isso