Nampula

Nacala-Porto: Electricidade de Moçambique na linha de péssima prestação de serviços

Nacala-porto possui 41 bairros residenciais, sendo o bairro de Mocone, Maiaia e Triangulo, os nossos exemplos por se situarem nas barbas das instalações da Electricidade de Moçambique (EDM), área operacional de Nacala. 

Nestes bairros, a EDM autoriza e promove a fixação de postes de lenha que tenham em média 3 metros de altura, incluindo a profundidade/implantar postes que alimentem casas e quarteirões. O Pinnacle News testemunhou dispositivos digitais fixados há anos e para o sucesso de ladrões, são todos os dias roubados inúmeras quantidades de cabos elétricos e revendidos localmente sob olhar impávido da EMD – área operacional de Nacala-Porto. 

No bairro de Macone e concretamente  na zona de Wam’morocolo, estimam-se três mil e quinhentas e dezassete lenhas por serem substituídas, por se verificar um autêntico atentado ao direito  do consumidor. Ligações sem isolamento e curto-circuitos são o denominador comum. Os clientes preferem assegurar com duas lenhas para que os referidos postes estejam seguros. Neste tempo chuvoso, devido a fragilidade do terreno, todas as ligações de conduta do género estão comprometidas. Alguns cabos elétricos passam do poste, atravessando zinco para o interior de cada casa. 

Por conta desta sonegação, cerca de 1/3 de residentes Ontupaia não pagam energia e vários eletricistas domésticos são solicitados para impunemente enveredar por esquemas de ligações clandestinas, facto que sempre que a EDM circula para trabalhar, o bairro todo fica despovoado. Neste bairro, já se registaram actos de pancadaria entre alguns funcionários da EDM contra consumidores clandestinos. 

O esquema de compra de cabos elétricos é sempre possível para a reposição de conduta elétrica roubada, em quaisquer quantidade, é sempre possível sem forçosamente precisar a formalização junto do Piquete e envolvimento da própria EDM. 

Munícipes podem tocar cabos elétricos com a ponta das guardas-chuva. Algumas árvores de moringa fresca ou mangueira com forquilha servem de poste de energia. 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Subscreva a nossa newsletter diária