Rescaldo Semanal 06-03-2021
6 de Março, 2021
Nacala-porto possui 41 bairros residenciais, sendo o bairro de Mocone, Maiaia e Triangulo, os nossos exemplos por se situarem nas barbas das instalações da Electricidade de Moçambique (EDM), área operacional de Nacala.
Nestes bairros, a EDM autoriza e promove a fixação de postes de lenha que tenham em média 3 metros de altura, incluindo a profundidade/implantar postes que alimentem casas e quarteirões. O Pinnacle News testemunhou dispositivos digitais fixados há anos e para o sucesso de ladrões, são todos os dias roubados inúmeras quantidades de cabos elétricos e revendidos localmente sob olhar impávido da EMD – área operacional de Nacala-Porto.
No bairro de Macone e concretamente na zona de Wam’morocolo, estimam-se três mil e quinhentas e dezassete lenhas por serem substituídas, por se verificar um autêntico atentado ao direito do consumidor. Ligações sem isolamento e curto-circuitos são o denominador comum. Os clientes preferem assegurar com duas lenhas para que os referidos postes estejam seguros. Neste tempo chuvoso, devido a fragilidade do terreno, todas as ligações de conduta do género estão comprometidas. Alguns cabos elétricos passam do poste, atravessando zinco para o interior de cada casa.
Por conta desta sonegação, cerca de 1/3 de residentes Ontupaia não pagam energia e vários eletricistas domésticos são solicitados para impunemente enveredar por esquemas de ligações clandestinas, facto que sempre que a EDM circula para trabalhar, o bairro todo fica despovoado. Neste bairro, já se registaram actos de pancadaria entre alguns funcionários da EDM contra consumidores clandestinos.
O esquema de compra de cabos elétricos é sempre possível para a reposição de conduta elétrica roubada, em quaisquer quantidade, é sempre possível sem forçosamente precisar a formalização junto do Piquete e envolvimento da própria EDM.
Munícipes podem tocar cabos elétricos com a ponta das guardas-chuva. Algumas árvores de moringa fresca ou mangueira com forquilha servem de poste de energia.