Perdidos e Achados

Nacala: Em pleno festival, Governante ataca Governantes

O Presidente do Município de Nacala, Raúl Novinte, introduziu e está a gerir uma espécie de festival anual denominado: “Oshukhuro Nacala Festival” que consiste em agrupar expressões culturais do seu Município e faze-los competir, sempre na última semana de cada ano. O importante é: agradecer a Deus pelos feitos alcançados ao longo de cada ano. – Disse ao Pinnacle News, uma fonte ligada com o sector da Cultura do Município.

Nesta segunda edição, uma gama de actividades foi cumprida a destacar, uma marcha de sensivelmente 4 km que iniciou pela praça dos Trabalhadores e desembo decou, pela praça dos Heróis Moçambicanos onde, exibiram-se novas caras de Polícias Camarárias em formação e pela praça, esperavam-se várias intervenções, de acordo a uma programação lida na ocasião.

O Governo do Distrito de Nacala não esteve representado e o presidente do Município de Nacala, aproveitou-se desta brecha, para descarregar trovões em resposta de muitas e tantas acusações feitas por membros do Governo do Distrito e Província de Nampula desde a apatia pelos interessed do Município mas sim, pela gula de assalto e governação gananciosa e desenfreada que se tenta fazer desde o Município ao Governo do Distrito, em nome dos Municipes de Nacala e com base em resultados a serem fraudulentamente fabricados desde já e a serem apresentados, nas próximas eleições autarquicas.

Novinte parecia ter fontes dentro do partido Frelimo que lhe confidenciam o quão a mesma Frelimo de Nacala, espera assaltar o poder autárquico e com uma figura já escolhida para concorrer com ele, nas próximas eleições autarquicas.

“Esses não amam Nacala e são forasteiros, estrangeiros, ladrões e oportunistas que querendo governar, tinham que estar por aqui, a acompanhar o desenvolvimento de Nacala, com aqueles que estão a fazer Nacala crescer. Não lhes votem, nem pintados!” – Disse em lingua emakhua, para um público promíscuo presente na praça dos Heróis Moçambicanos de Nacala.

Na mesma ocasião, o Presidente Novinte prometeu que não vai parar de asfaltar todas as rias do bairro do bloco 1, como promeça e benção para Municípes de Nacala, ao longo do ano de 2021. De igual, o troço asfaltado no tempo colonial que liga o Campo do Desportivo, ao mercado Juma, foi citado diante da imprensa.

Recorde-se que há sensivelmente duas semanas, o Governador da Província de Nampula, Manuel Rodrigues, teve o primeiro e breve “tête-à-tête” com o Presidente do Município de Nacala, Raúl Novinte inclusive, tiraram foto de família, a margem do 1* Conselho Coordenador Provincial decorrido em Nacala Porto.

One Comment

  1. Afrikaanse Trots Ubuntu

    Caro Pinnacle News, aprecio a forma abnegada da qual nos trazem informação nos informando. Porém quero tecer algumas sugestões à equipa de redacção e editores.
    A vossa Página é lida além fronteiras, por isso chamo à atenção a revisão antes da publicação de qualquer que seja a notícia. Um pequeno exemplo entre outros é a escrita gravemente errada da palavra “Promeça” em vez de “Promessa” que fere os princípios da *Ortografia*. Notei igualmente a escrita *ria* que suponho que seria *ruas*, portanto, trata-se de uma Página, blog, jornal que está a crescer e para dar credibilidade sugiro que façam uma revisão linguística antes de publicar o material.

    Sem mais, endereço os mais sinceros votos de muito sucesso e espero que mereça a devida atenção.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Subscreva a nossa newsletter diária