Cabo Delgado

Milicianos travam insurgentes em Muidumbe

Insurgentes tentaram entrar no Distrito de Muidumbe, Província de Cabo Delgado e por sinal, a verdadeira terra dos makondes.

Houve um primeiro e breve combate nos finais de Setembro onde foi abatido mortalmente, um cidadão de raça branca e diante do fogo cruzado entre milicianos e antigos combatentes, o corpo daquele cidadão que foi ulteriormente anunciado como sendo um dos insurgentes, foi abandonado no local. Seu corpo foi exibido como troféu e suas partes do corpo, foram voluntariamente separadas e enterradas em partes separadas.

Hoje (03-10), pela madrugada, possivelmente o mesmo grupo de insurgentes, se posicionava para atacar o mesmo povoado. Acredita-se que este grupo vinha para retaliar, facto que foram rapidamente vistos pelos mesmos milicianos e antigos combatentes da luta de libertação armada de Moçambique, muitos dos quais, idosos e do fogo cruzado, recuaram.

O Pinnacle News carece de informações sólidas em torno de possíveis perdas. Contudo, seguramente que insurgentes nem chegaram a povoação, pela bravura dos macondes.

Refira-se que este é o segundo ataque frustrado neste distrito da Província de Cabo Delgado e o perímetro de Muidumbe, a semelhança de Mueda, tem sido assegurado por este tipo de milícias, a seus pedidos, diante dos Governos locais e em colaboração com militares, receberam e fazem o uso de instrumentos e engenhos bélicos, para se defenderem / contra-atacarem incendiários.

Um comentário

  1. Caros PN,
    Quero primeiro encorajar vos a continuar a disseminar factos e nao opinioes. Em segundo lugar quero agradecer pela partilha. E por fim, PN esta de para bens

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Subscrever a nossa newsletter diária