Cabo Delgado

Mais um navio transportando 1000 deslocados a caminho de Pemba

A ânsia continua a ser maior, sobretudo por parte de familiares daqueles que viviam na Vila de Palma, uma vez que as comunicações foram cortadas faz já uma semana. Uma fonte fidedigna da Total confirmou que as Forças de Defesa e Segurança conseguiram colecionar e direcionar, em fases, até ao alto mar e para uma embarcação segura, mais de mil pessoas, todos de nacionalidade moçambicana e que foram ulteriormente transportadas para a Cidade Municipal de Pemba.

Porto de Pemba

A mesma fonte disse que as questões logísticas dentro do enorme navio, sobretudo a alimentação e medidas de prevenção do COVID-19 foram devidamente acauteladas. Presume-se que o navio chegue no final do dia desta Quarta-Feira, 31 de Março. 

Paralelamente a estas acções, a praia de Paquitequete recebeu ontem, 29 de Março, um total de 18 embarcações a vela, contendo mais que 45 pessoas em cada, perfazendo mais de 900 deslocados. De igual, nas seis embarcações 50 são crianças que estão sendo desde então assistidas pelas agências humanitárias, a destacar a ‘Save the Children’. Uma das vitimas trazidas na embarcação, teve os pés comprometidos em resultado de cortes com o recurso a catana, este que foi evacuado para o Hospital Provincial de Cabo Delgado. Refira-se que o mesmo, ao longo da viagem era tratado (lavado) com recurso a água salgada.

O Programa Mundial de Alimentação mostra-se optimista correlação a apoios desses deslocados, apesar do Governo Municipal ter anunciado no ano passado que, a cidade capital de Pemba, já não tem parcelas de terras para acolher deslocados. 

O Pinnacle News conversou com, Corre Muhira um pai de três filhos, e o mesmo mostrava-se bastante emotivo. O mesmo reserva muita fé de que nalgum momento um dos seus 3 filhos ou esposa ora incomunicáveis desde então, poderão comparecer de forma milagrosa exactamente nesta praia de Kumissethe.

As companhias transportadoras terrestre, incidem em fazer transportes de Pemba para vários outros pontos desta Província e para a vizinha província de Nampula.

Ainda em Palma, uma senhora de nome Fatu Abdala, que deu luz em plena fuga de tiros, diz que seus três filhos foram decapitados e o marido, encontra-se desaparecido. A mesma foi socorrida pelas tropas, Organizações Humanitárias e encontra-se de repouso, no hospital provincial de Cabo Delgado.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Subscreva a nossa newsletter diária

Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.