Cabo Delgado: Cidadão baleado ainda esconde sua identidade e viaja clandestino
3 de Janeiro, 2021
A Cidade Capital de Cabo Delgado – Pemba, viveu horas assistindo inúmeros helicópteros sobrevoando os céus deste município.
Os voos davam a entender haver alguma informação classificada no seio militar e estes actos acabam de se confirmar no vizinho distrito de Quissanga e nas aldeias Churumba e Undigue que há línguas de fogo intenso, nesta noite.
Aguardamos que amanheça para confirmar sobre possíveis estragos e qualidade de resposta das Forças Armadas de Defesa e Segurança que possivelmente poderão ser deslocadas 130 km de Pemba, via terrestre ou 7 milhas, via aérea e atravessando as praias.
O Pinnacle News não tem ainda o registo de troca de tiros mas sim, fogo posto.
Estas acções decorrem numa altura em que o Presidente da República de Moçambique e comandante em Chefe das Forças Armadas, Filipe Jacinto Nyusi, pensa em se transferir por um tempo indeterminado, de Maputo para Cabo Delgado, como forma de aproximar e viver a realidade de deslocados de guerra, entre outros.
Importa realçar que até esta segunda quinzena de Outubro de 2020, nenhum Centro de acomodação de deslocados de guerra, tem espaços e tendas suficientes para o efeito e a cada dia, muito mais deslocados aparecem quer em Pemba, quer em Metuge ou Chiúre, a procura de aconchego. Nos cálculos do Governo do dia, são mais de 304 mil deslocados de guerra que até aqui, hospedaram-se dentro da mesma Província e vários outros milhares, fora de Cabo Delgado. Só este número de deslocados, representa 13% da população, caso compararmos com dados do último senso populacional de Cabo Delgado