Cabo Delgado

Militares e forças milícias trocam tiros em Matambalale – Muidumbe

O Pinnacle News reportou recentemente de que a aldeia Matambalale registou troca de tiros precisamente no dia 10 de Novembro. Informações actualizadas trazem novos dados sobre o incidente.

Informações actualizadas dão conta de que a troca de tiros tratou-se de comandados de Mueda quem acabavam de chegar nesta aldeia e numa posição ora criada pelos milicianos. Consta que os milicianos foram os primeiros a verem aos militares e ulteriormente, os primeiros militares que identificaram milicianos (desuniformizados), não foram tão prudentes ao ponto de conter ânimos. No local, travou-se uma batalha de todos contra todos sendo que a intenção dos militares era de eliminar fisicamente a todos os que não estavam uniformizados e os não uniformizados, pretendiam se defender. Fontes do Pinnacle News dizem que houve baixas no local.

Este confronto entre militares e miicianos faz com que hoje aumentasse a demanda por transportes à partir do Município de Mueda cdado o crescente número de deslocados que fugiam de Muidumbe.

As rádios locais de Muidumbe que transmitiam seus serviços de emissão em linguas Portuguesa e Chimakonde num raio de 70 km na frequência modular encontram-se fora do Ar desde o dia 30 de Outubro de 2020. A rádio de Mueda, encontra-se “cativa” quando o assunto é tornar público assuntos relacionados com onda de insurgencia.

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Subscrever a nossa newsletter diária