Cabo Delgado

Insurgentes emboscam e incendeam viaturas alugadas pelo General Chipande

Desde o dia de ontem (30.09) que o povoado de pangane, Posto administrativo de Mucojo, Distrito de Macomia, encontra-se em pânico e refugiado nas matas densas e canaviais pelo facto de um número não especificado de incendiários ter escalado pela 5ª vez este local para criar terror. Na sequência destes consecutivos ataques, pelo menos dois pequenos agentes económicos localmente conhecidos por Cardoso e Nuro, proprietários de enormes viaturas de caixa aberta, foram contactados para evacuarem o gado bovino da quinta do General Alberto Chipande, de Namatoro, povoado de Pangane, Distrito de Macomia para Nanjua, Distrito de Ancuabe, este último local, achado como sendo seguro.

O Pinnacle News soube que estas duas enormes viaturas, foram abordadas e incendiadas pela estrada que liga Mucojo à Macomia (troço de 52 km para a Vila Sede). Não se sabe sobre o paradeiro dos condutores, ajudantes e muito menos cada cabeça de vaca pois, há deficiência de comunicação vias telefónicas, a partir deste ponto da Província de Cabo Delgado, com a restante parte do Mundo, desde a hora dos ataques.

Estima-se que a família Chipande tenha mais de uma centena de cabeças de vaca apenas nesta parcela do Distrito de Macomia – Cabo Delgado.

Quanto ao empresário de nome Cardoso, este é o segundo carro do mesmo modelo e tamanho que é incendiado ou estraviado no mesmo Distrito. O primeiro foi roubado por insurgentes e levado para transportar comida de primeira necessidade bem como medicamentos, tudo roubado ao longo do maior ataque feito na sede do Distrito de Macomia. A referida viatura, foi ulteriormente vista por caçadores furtivos em matas densas e sem a respectiva carga de peso bruto de 10 (dez) Toneladas.

Outro sim, insurgentes enviaram único recado aos populares do povoado de Pangane, local onde encontram-se a atacar: “IREMOS FESTEJAR OS TRÊS ANOS DE LUTA, EM MACOMIA SEDE”.



Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Subscreva a nossa newsletter diária