Cabo Delgado

Insurgentes destruíram 45% de Muidumbe

Para além de decapitar 29 pessoas, na sua maioria crianças com menos de 15 anos de idade nas 6 aldeias nomeadamente em Ntchinga, Muambula, Namakule, Muatide, 24 de Março e Magaia deixaram aterrorizadas outras 7 aldeias do mesmo Distrito nomeadamente a de Lyautua, Matambalale, Miteda, Lutete, Saba saba, Nang’unde e Litapata. Olhando pela dimensão das aldeias bem como a qualidade de infrastructuras públicas e privadas, conclua-se que o Distrito de Muatide foi destruido quase pela metade.

Fonte: INE

Segundo o senso populacional de 2017, a população de Muidumbe era de 77. 489 e residia numa densidade populacional de 36.5 sendo, mais da metade, população feminina e vivendo na casa dos 15 aos 64 anos. Antes da guerra que se regista nesta Província e sobretudo, antes do primeiro ataque a este Distrito, Muidumbe tinha muito mais de 80 mil residentes e depois daquele referido ataque, a população reduziu drasticamente.

Fonte: INE

Hoje em dia, com o ataque e mortes por decapitação nestas aldeias, o éxodo rural aumentou, deixando Muidumbe despovoado nas terras atacadas e meio deserto, nas outras aldeias aterrorizadas. O terror foi também criado por aviões que sobrevoaram e lançavam engenhos.

Muidumbe é um Distrito da Província de Cabo Delgado. Tem limites, a norte e leste com o Distrito de Mocímboa da Praia, Norte e a Oeste com o Distrito / Município de Mueda, a sul com o Distrito de Meluco e a sul e leste com o Distrito de Macomia o que vale dizer que os distritos vizinhos de Muidumbe, para além de terem sido ciclicamente atacados, também estão despovoados ou em prontidão combativa.

O Pinnacle News carece de informação conclusiva sobre perdas humanas sobretudo, entre os combatentes que digladiaram por dois dias consecutivos.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Subscreva a nossa newsletter diária