Cabo Delgado

Insurgentes decapitam 15 crianças em ritos de iniciação

Pelo menos 15 crianças e seus respectivos 5 conselheiros, todos de etnia makonde, acabam de ser encontrados decapitados, no interior das matas do Distrito de Muidumbe, local onde cumpriam com um rigoroso ritual de circuncisão masculina que duraria perto de três meses.

Algumas das crianças são irmãos.

Esta acção, vem sendo acusada /atribuida a uma centena de insurgentes que se encontram desde o final de Outubro a decapitarem civís, incendiarem casas de civís, destruirem infrastructuras públicas e privadas do mesmo Distrito.

Neste terceiro dia, apesar da comunicação via celular estar deficiente a partir deste Distrito, há indicações de terem sido invadidas todas as aldeias deste Distrito, incluindo a Vila Sede. Nossos informantes, avançam também que os decapitados residiam em Mueda Sede, apesar de terem recorrido a densas matas de Muidumbe.

A protecção do Distrito de Muidumbe era feita por militares, antigos Combatentes e outra força aérea que é descrita pelos nossos correspondentes como sendo a que actuou de forma eficaz.

“Nunca tinha visto helicóptero a bombardear mas é impressionante. Ele cuspe fogo como se fosse dragão”. – Esclareceu nosso interlocutor para depois questionar sobre como foi possível eles penetrarem nas aldeias, uma por uma.

Para além destas 20 perdas de vidas humanas, houve outras 9 decapitações e ainda estão por ser totalizadas, logo que for oportuno pelas autoridades comunitárias locais.

Entretanto, o Distrito de Mueda está de alerta máxima, por ser vizinho de Muidumbe.

O Município de Mueda recebeu um incalculável número de deslocados de guerra vindos de Muatide solicitando prioridades nos ATM’s, comida, abrigo, meios de transporte, pedidos de localização de familiares entre outras necessidades básicas.

Em Palma

Importa realçar que, enquanto o povoado de Phundanhar, no Distrito de Palma era incendiado, outros 5 jovens foram raptados no local aonde corravam paus para construirem casas. E por Estes fortes motivos, o troço Palma à Mueda, via Phundanhar, não vem sendo transitado por qualquer meio circulante, temendo-se o pior. Aliás, a Gasolina subiu de 80 para 400 meticais, o litro.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Subscreva a nossa newsletter diária