Cabo Delgado

Insurgentes continuam a recrutar jovens em Cabo Delgado

Sualehe Valent Mualide faz parte de um dos mais recentes recrutamentos de Insurgência de Cabo Delgado.

O Pinnacle News conseguiu a sua foto em anexo, graças a sua conta do perfil do Facebook e segundo muitos dos seus amigos, posicionados no Distrito de Chiúre, Província de Cabo Delgado, ele vinha entrando em contacto permanente, via telemóvel, com promessas exorbitantes de dinheiro por mês e por combate caso aceitasse fazer parte do grupo de insurgentes que opera na mesma Província.

Foto do Perfil do Facebook

O “namoro” levou perto de uma semana, até que no seu telemóvel, devidamente registado com seus dados pela operadora da Vodacom, recebesse algum valor monetário, no formato electrónico M-Pesa. Em seguida, na sua inocência, exibiu aos amigos e próximos o saldo de dinheiro recebido e curiosamente, se despediu, partindo para matas de Cabo Delgado.

A sua ausência materializou-se neste Outubro de 2020, deixando esposa e filho menor, na vila sede do Distrito de Chiúre, pertinho do mercado Kopwata.

Um dos amigos do jovem Sualehe diz que vem recebendo ligações telefónicas e os temas têm sido os mesmos: fala-se sobre quanto dinheiro se ganha por mês e por combate e de haver vagas para muito mais jovens que queiram ficar ricos usando o seu físico e treinos militares pro-insurgência.

Um outro amigo do visado diz que este, acaba de ser afectado na frente de insurgentes que actuam na cintura de Quissanga e com o foco em Bilibiza. De igual, um membro familiar esclareceu ao Pinnacle News que ele comunicou reportando que já não usa cabeleira rasta, por orientações superiores, no seu novo seio. Um outro amigo deste jovem diz, que em conversa, os números de telefone dele foram confiscados durante o processo de indução.

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Subscrever a nossa newsletter diária