Rescaldo de 27.02.2021
27 de Fevereiro, 2021
Pelo menos quatro viaturas que faziam o habitual trajecto Nangade à Palma e vice versa (08-12), foram abordadas por insurgentes, vasculhadas, dispensados todos os ocupantes, retiradas todas as mercadorias e incendiadas.
O acto aconteceu no troço de Phundanhar, terra pertencente ao Distrito de Palma, Província de Cabo Delgado.
Um segundo ataque que aconteceu hoje (08-12) foi no povoado Nkongo, Distrito de Nangade. A população residente diz ter recebido uma carta manuscrita há sensivelmente duas semana, com o seguinte teor: “Viremos buscar nossa mota”.
No mesmo povoado, reconhece-se ter sido trazida uma motorizada cujas circunstâncias eram descritas como sendo, na verdade, achada em matas densas deste mesmo povoado e pertencia a um grupo seguramente de insurgentes, que na altura, estavam em matas à dentro a escavarem tubérculos silvestres.
Neste ataque a esta aldeia de Nkongo, foram escorraçados praticamente todos os ocupantes, com tiros ao Ar e foram levadas várias motorizadas de casa em casa.
Sem morte e nem incêndio, a força aérea militar estatal se fez atempadamente presente e dispersou a todos, incluindo os insurgentes.
Recorde-se que, enquanto estes DOIS ataques ocorriam, um terceiro acontecia em Palma – aldeia Mute onde, houve também pronta intervenção militar aérea e terrestre estatal, esta que registou nos seus relatórios, três baixas sendo, uma morte e dois feridos ligeiros por projecteis e em franca recuperação, nestas primeiras 24 horas.