Cabo Delgado

Cabo Delgado: Insurgentes ameaçam atacar Mueda dentro de 7 dias

O recado para que todos os moradores de Muidumbe e Mueda se abandonem livremente até ao dia 20 de Novembro de 2020, chegou também às autoridades governamentais locais em forma de rumor. Contudo, na prática, verifica-se o abandono em massa e cada um leva consigo bagagem de mão e outros bens pessoais.

No troço entre Mueda à Montepuez (300 km de terra batida), há famílias inteiras que percorrem a pé e em terra batida, alegadamente por falta de dinheiro para pagar transporte. As suas pernoitas são feitas nas aldeias ao longo do mesmo trajecto, deitando-se ao relento e por vezes, com crianças com pernas inchadas, de tanto percorrerem. Os mantimentos, são por conta de ‘quem dará’. Teoricamente, este percurso pode ser feito em mais de uma semana de caminhada, para pessoas adultas e caso não adoeçam. Aliás, este percurso já se caminhou, no tempo Colonial em Moçambique, quando escasseiavam meios de transporte e gente (livremente), pretendia viajar. Hoje em dia, percorrer compulsivamente a procura de Paz e socego.

Muitos dos viajantes, nunca dantes fizeram este percurso mas seguem a onda dos fugitivos, os que escolheram Montepuez ou outras Cidades, para serem recebidos como refugiados.

Um comentário

  1. Sentimental e as forças da fds o que acham?

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Subscrever a nossa newsletter diária