Rescaldo Semanal 20.02.2021
22 de Fevereiro, 2021
Nossas fontes que escaparm de inúmeros cativeiros de insurgentes em Cabo Delgado relatam que há muita gente que ainda vive em Mocimboa da Praia e nas seguintes circunstâncias:
População Refém (encontrada depois do ataque ou capturada em qualquer canto da Província):
Fica confinada no parque de estacionamento da antiga Nagy. É um parque de aproximadamente 50 metros quadrados e é guarnecida ao longo de dia e de noite. Neste local, são dados tarefas básicas de preparação de alimentos para todos. Nas noites, dormem neste mesmo local.
Homens:
Todo o homem com idade avançada é isolado e dorme agrupado com parte de insurgentes, no edifício do Hospital Distrital de Palma.
Chefes de Insurgentes:
Dormem em abandonadas estâncias hoteleiras posicionadas a beira-mar. Eles também são guarnecidos. Estes usam dois tipos de comunicação a destacar, telefones celular de diferentes redes e um outro comunicável com alternância de frequência. Parte destes, (con)vive na aldeia Milamba e sempre acompnhados de meninas adolescentes.
Crianças / adolescentes (todos meninos):
Recebem treinos em locais distantes de Mocimboa da Praia e isolados da realidade. São Centenas de meninos, nestas situações.
Sentinelas:
Vivem aonde lhes apetece apanhar sono. Antes de qualquer resposta de ataque, comunicam.
Outros detalhes:
A comida é trazida de locais de assalto, desde a Beira do mar (barcos em trânsito) até mesmo aldeias situadas no continente.
Enquanto a frente de Mocimboa da Praia permanece nestas condições, há outros pequena grupos que se movimentam e se fazem sentir um pouco por todos outros distritos desta Província.
Os especialistas ou conhecedores de alguma arte são poupadas as suas vidas. Tratam-se de experientes em medicina, mecânica, electricidade, manuseio de telefones, principalmente.
Em todos estes cantos, há corrente elétrica gerada a partir de painéis solares.