Tete

Tete: Polícia neutraliza novos supostos insurgentes

Confirmada a neutralização dos três grandes grupos de cidadãos na sua maioria moçambicanos que ausentam-se da povoação de forma coordenada e dividida em três grupos para a mata a dentro e montanhas repletas de cacimbas pela província de Tete. Graças a denúncias jornalísticas, a polícia da província de Tete reuniu no distrito de Angónia a liderança comunitária para juntos vasculharem as matas, tendo sido encontrados dois outros grupos, compostos três e mais de cem integrantes. Numa primeira acareação, fazem parte deste grupo professores de diferentes escolas, estudantes universitários finalistas, entre outros unidos apenas na fé religiosa católica. As fotos em anexo mostram o momento da captura, tendo militares e polícia-fronteira e da agricultura, preferido atar os braços dos homens com recurso a corda extraídas de cascas de arvores, por falta de algemas suficientes. 

As senhoras foram convencidas para transportar de volta nas cabeças seus mantimentos e filhos menores. Curiosamente duas das integrantes do novo grupo de insurgentes estão visivelmente gravidas. Importa realçar que havia no local, o suficiente de armas brancas para todos os integrantes, facto que a polícia encontra-se a fazer investigações ao fundo sobre motivações dos mesmos no seio residencial e por alguns dias entre outros. Das respostas, todos dizem ser líderes e todos dizer estar movidos pelo Espírito Santo redentor que lhes trará uma nova vida eterna caso se agrupem e lutem por uma causa ainda não revelada. Nenhum argumento até então convence aos curiosos, mas o Pinnacle News avançou na sua primeira publicação que estes acabavam de vender a leilão nas povoações de onde são oriundos todos os seus pertences valiosos, como primeira condição de se aliar a pacto. Vale a pena dizer que os professores renunciaram as suas profissões nas suas respectivas escolas ao longo deste ano. 

A polícia encontra-se também numa primeira fase a identificar membros familiares dos integrantes do grupo que estejam com crianças para fazer-lhes entrega formal enquanto outras medidas estão sendo tomadas. O distrito de Angónia não possui cadeias suficientes para albergar e alimentar este número de detentos.

Tete é também rico em minérios a destacar o carvão mineral, o ouro, pedras semi preciosas, bauxite, argilas, entre outros. 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Voz de Cabo Delgado

Subscreva a nossa newsletter diária

Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.