Tete

Tete: Policia detém o terceiro grupo de novo tipo de insurgentes

A Província de Tete sente-se ameaçada, pela aparição de um novo grupo de insurgentes que se estruturaram de forma assemelhada dos que, ao longo dos três últimos anos, operaram pela Província de Cabo Delgado. Enquanto que, pela Província de Cabo Delgado, os insurgentes tinham a sua predileta capital Distrital em Mocimboa da Praia, estes novos têm a Vila Sede de Angónia, como sua capital. Se considerarmos que os da Província de cabo Delgado – Mocimboa, ameaçavam em grande, a vizinha Tanzânia, este grupo ameaça os vizinhos Malawi e Zâmbia aliás, o recrutamento dos novos insurgentes (ainda sem nome concreto na redação do Pinnacle News), foi feito em vários outros Distritos arredores de Angónia.

Não se sabe a partir de quando é que este grupo de Tete se formou mas, evoca fortemente a Bíblia sagrada, como sendo a sua fonte de inspiração. 

Neste Setembro de 2021, a Polícia do Distrito de Angónia, conseguiu neutralizar e encontra-se a investigar, 72 integrantes, alguns dos quais, filhos dos mesmos promotores e de tenra idade. Numa primeira vista, a viatura de tipo autocarro em que percorriam, estava superlotada e ao invés de 60 ocupantes, ela tinha 72 vidas, facto que a Polícia iniciou com pequenas perguntas de triagem sendo que, mesmo o motorista, não quis dizer o destino daquele autocarro. O mesmo para os ocupantes do autocarro. No local, iniciaram-se vasculhas e encontraram-se vários objetos cortantes e perfurantes, panelas e farinha de milho, em grandes quantidades

Das investigações em curso, os adultos não falam, mesmo sendo com o recurso a torturas e já vão dias. E a Polícia mantem estas informações, altamente confidenciais e longe da media.

O Pinnacle News soube de alguns residentes do Distrito de Angónia de que, parte destes, já se comportavam de forma desviante e já venderam quase todos seus bens materiais, com alegações de que, as suas aquisições, foram pela força satânica e pretendem refazer suas vidas, com base em uma nova crença e visão bíblica, mediante orações, algures pelas montanhas e matas densas da Província de Tete. Ora, as mesmas fontes nos garantiram de que este é o terceiro contingente que se ia juntar a outros dois grupos que já saíram de seus convívios familiares, dias antes e com as mesmas alegações. Tantas outras fontes do Pinnacle News avançam que o perfil genérico destes novos insurgentes é de Professores, caçadores, garimpeiros, comerciantes e camponeses.

“Tivemos uma colega, da Escola de Canhanja a qual, temos certeza que faz parte desse grupo. Assim, de repente, formalizou junto da direção da Escola que, já não queria dar aulas e alegava que ser funcionária do Estado, receber salário via banco e tudo o que ela vê neste nosso seio é satânico. Isso foi estranho e pensávamos que estava a ficar louca mas, esse comportamento incomum foi-se verificando neste Distrito, por aqui e por ali…” – Disse um Professor da mesma escola de Angónia. 

(TRAREMOS DETALHES E NOVOS MEANDROS, COM NOSSAS EQUIPAS JÁ NO TERRENO, AO LONGO DESTE FINAL DE SEMANA).

……………….

Todos os direitos autorais

pinnaclenews79@gmail.com 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Voz de Cabo Delgado

Subscreva a nossa newsletter diária

Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.