Rescaldos

Rescaldo Semanal – Cabo Delgado 03-10-2020

Pemba

Residentes dos bairros Paquite, Ingonane e Chuiba assistiram espetáculo aéreo militar

A tarde de ontem (02-10) foi de fortes exibições militares feitas por vários helicópteros que sobrevoavam as praias de Maringanha, Wimbi, Inus, Chabane Combo, Ruela e Paquite.

Nossas fontes dizem que pelo menos um helicóptero foi bombardear a zona de farol de Lontho (Nunumwana). O referido espectáculo durou cerca de uma hora de tempo.

O Pinnacle News tentou mas sem sucesso saber se havia alvos por serem atingidos ou não!

Entretanto, há evidências de que a zona de Cremisse (uma parte das ilhas das Quirimbas = 7 milhas da baía de Pemba) e bem perto do local aonde era bombardeado por “helis”, insurgentes conseguiram entrar e estavam em processo de selecção de jovens pescadores robustos para fazerem parte do grupo de insurgência. Suspeita-se que seja o mesmo grupo que emboscou a caravana do gado do General Alberto Chipande tendo também capturado pelo menos 6 jovens militares navais (ora, desaparecidos) e que em movimento, decapitaram civís e incendiaram suas residências ao ponto de deslocarem toda a zona costeira do Distrito de Macomia – Mucojo e acabavam de escalar o povoado de Cremisse.

Cidadão Detido

Um jovem “comerciante” de 36 anos encontra-se nas mãos da Polícia em Pemba, respondendo uma pilha de perguntas a respeito do seu brusco enriquecimento. Ele faz negócios em Pemba, fruto de compras em Nampula Cidade e Tanzânia e a sociedade o denunciou por ter construído 3 casarões em 3 meses. De igual, adquiriu em de Fevereiro a esta parte, pelo menos 6 viaturas onde o último, D4D, pretendia comprá-lo numa agência local, mediante modelos de pagamentos não convincentes aos revendedores e pretendia oferecer a namorada dele.

Até ao fecho desta matéria, o Pinnacle News soube que o mesmo ainda não responde com solidez a proveniência e margens de lucro e proveniência da sua riqueza, pela Província dos rubys e gás natural.

Para a Polícia e ao olhar pela rota de transição de seus negócios, incluindo as fronteiras da Tanzânia, por onde suas “cargas” passam com frequência, há que suspeitar o ritmo de entrega e conectividade no referido negócio.

Ibo

O administrador do Distrito do Ibo, Issa Satar Momade é o único que rejeitou abandonar os últimos residentes do Ibo sob pretextos de que é injusto um dirigente de sua categoria ser o primeiro a fugir do seu Povoado. Esta atitude é vista como sendo heróica, mesmo depois de ter sido enviado um helicóptero específico para o efeito – Reportaram nossas fontes.

Mueda

Devido a falta de energia, o preço de aquisição de um balde de água potável Planalto de Mueda subiu de 10 para 50 meticais. A mesma crise atingiu aos consumidores domésticos.

Refira-se que os distritos de Mueda, Mocimboa da Praia e Palma, ressentiram a falta de fornecimento de energia eléctrica por um período acima de uma semana.

Macomia

Para além de terem sido atacados vários povoados da zona costeira deste Distrito, o recado dado por insurgentes de pretenção de um assalto a vila, chegou e militares mostram-se ultra preparados para contra-atacarem, caso seja necessário. Entretanto, o número de pessoas decapitadas, pode ultrapassar ao de Chitachi. Os seus corpos ainda jazem pelos locais de assaltos e incêndios faz 3 dias e a comunicação com alguns prováveis sobreviventes, continua deficitária.

Muidumbe

Forças conjuntas militares enfrentaram insurgentes ao ponto dos intrusos recuarem. Está acção, foi a segunda em uma semana e há registo de pelo menos um morto, de raça branca e nacionalidade desconhecida. Os restos mortais do Cidadão que tombou em combate militar, foram proositadamente depositados em locais separados, depois de um e outro corajoso no seio daquela milícia comunitária e por sinal, pastores e caçadores, tomarem a iniciativa de empedaçar copiosamente o corpo e órgãos dele.

Nota: Os Rescaldos semanais são publicados aos Sábados

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Voz de Cabo Delgado

Subscreva a nossa newsletter diária

Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.