Cabo Delgado

Palma – Rescaldo Semanal

Vamos reportar pelo menos 3 incursões dentre tantas que poderiam servir de prova de que este Distrito, pode vir a ser o próximo a ser atacado. Contudo, o Governo já fez o possil para assegurar o perímetro de Palma.

Nesta semana, jovens que serviram a pátria, desmobilizados de guerra, foram redistribuídos armas de fogo e iniciou hoje, a caça de insurgentes, nas matas. Entre eles, escolheram seus dirigentes e montaram alguma hierarquia e vasculham insurgentes nas matas de Phundanhar e rio Rovuma. Está acção, surge pelo facto de ter-se ensaiado um ataque há 3 (três) quilómetros da Vila de Palma, também nesta semana. Foi portanto atacada a aldeia Naliandele e neste local, houve morte de pelo menos dois militares das Forças Armadas de Defesa e Segurança. A hierarquia militar, fez a questão de transferir todos os militares que estavam na linha de fogo pela referida aldeia, provavelmente por terem sofrido traumas e os recém chegados, mostraram-se visivelmente choramingões, ao longo de todo o primeiro dia das suas chegadas.

Ainda em Palma, houve ataque de uma enorme viatura que transportava uma carga diversa, de Mueda para Palma. Ela pertencia a comerciantes de Nacionalidade Indiana e dela, foi subtraída comida (arroz, farinha, óleo alimentar e ingredientes) e outra parte da carga (cimento para construção, por exemplo), foi incendiada no local, com a respectiva viatura. O Pinnacle News não teve detalhes sobre o actual estado de saúde dos ocupantes desta mesma viatura atacada. Contudo e por conta disso, estes únicos indianos que alimentavam as poucas lojas de Palma, acabam de anunciar as suas retiradas com as seguintes palavras: *vamos vender apenas esta mercadoria que temos e já estamos a sair de Palma*. Este recado, tem sido mal digerido no seio dos deslocados de guerra e nativos de Palma, ao considerarmos que vários funcionários públicos do vizinho distrito de Mocimboa da Praia, tinham se transferido para Palma e olhavam a estes comerciantes como os seus últimos recursos para a reposição de víveres, em Palma.

Quanto ao Distrito de Palma, o Pinnacle News conta trazer novidades ao longo desta semana, por parte de jovens que já pernoitam nas matas, com logística doméstica e personalizada, para limitar contra insurgentes que circulam nas redondezas de Palma. Reiteramos que estes, não têm algum comando e orientação Estatal mas sim, personalizadas.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Voz de Cabo Delgado

Subscreva a nossa newsletter diária

Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.