Cabo Delgado

Nampula: Secretários dos Bairros gerem esquemas fraudulentos de redistribuição de alimentos destinados aos deslocados

No distrito de Nacala-Porto, a redistribuição de comida para centenas de famílias deslocados do conflito de Cabo Delgado, está ao critério do governo do distrito e das caritas diocesana (religiosos).

As caritas zelam pelos deslocados de guerra de vários distritos a destacar Nacala-Porto, Nacala-à-Velha, Memba, Erati, Meconta, Monapo, Ilha de Moçambique e Mossuril, ao passo que no distrito de Nacala Porto as responsabilidades para o controlo, recepção e redistribuição dos apoios tem a comparticipação organizacional de membros do governo distrital ao nível da base, também conhecidos como secretários dos bairros.

O Pinnacle News testemunhou hoje mais uma etapa de redistribuição de comida para deslocados de guerra que estão sendo assegurados pelo governo do distrito e providenciados pelo Programa Mundial para a Alimentação, tendo constatado que uma boa parte dos cadastrados e que ainda recebem apoios alimentares são nativos e não tem nenhum histórico de fuga ou familiar acolhido. Fruto desta desordem, os verdadeiros deslocados de guerra que escolheram viver no bairro Mocone, muitos dos quais se conhecem murmuraram e reclamaram pelo facto de visivelmente estarem a receberem de forma ilegal e previamente fraudulenta pessoas que nem falam algumas das línguas de Cabo Delgado. 

Curiosamente e seguindo a linhagem e princípios previamente acordados, foi notório a abertura e divisão momentânea de sacos de arroz, óleo alimentar, e alguns quilos de feijão epwiri, alegadamente para gorjetar o secretário do Bairro (maestro da operação). 

Informações em nossa posse Dao conta que o Conselho Municipal de Nacala irá dentro em breve solicitar junto do governo do distrito a lista nominal de famílias deslocadas de guerra para atribuição de uma parcela de terra para habitação, o que para o Pinnancle News significa que nem todos aqueles nomes que constarem da lista são genuínos. 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Voz de Cabo Delgado

Subscreva a nossa newsletter diária

Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.