Nampula

Nacala: EDM e Alfândegas esclarecem o caso de ligação clandestina de Energia

(No último sábado (13.03), havíamos prometido trazer presunto a respeito da explosão de um Poste de Transformação privado (PT) de energia e a ligação tida como clandestina, que é abastecida nos Escritórios da Delegação Regional Norte das Alfândegas – Nacala…)

A Direcção da Electricidade (EDM) área Operacional de Nacala-Porto esclareceu na manhã de hoje (14.03) que, uma equipa de especialistas foi destacada para avaliar o nível de ligação do Edifício principal das Alfândegas de Nacala, junto da cancela do porto tendo esta constatado que se trata de uma ligação muito antiga, que era alimentada por Credelecs. “Tudo indica que a equipa de electricistas que foi solicitada para inverter a ligação monofásica para trifásica, usando o gerador privado, não desconectou a anterior ligação ficando assim, com duas ligações para o mesmo edifício. Prova disso é que a referida conduta alimentava apenas as tomadas ao passo que a conduta legal, alimenta todo o resto da instituição a destacar, lâmpadas”. A nossa fonte dentro da EDM precisou que o edifício em causa já está condignamente iluminado. Contudo, uma vez que a equipa de vistoria por parte da electricidade de Moçambique era multissectorial, nada impede para que as Alfândegas sejam imputadas alguma multa, ora em processo.

Por seu turno, contactamos a Direcção das Alfândegas de Nacala para se pronunciar a respeito da acusação de ligação clandestina, esta se pronunciou que trata-se de uma nova Direcção de gestão e que nunca dantes solicitou algum electricista para manutenção ou correcções naquele edifício. “ Nós formalizamos a queixa sobre a avaria e temos este protocolo de entrega na EDM, na própria quarta-feira (10.03). Portanto, de forma destemida, solicitamos pela presença e serviços profissionalizados, longe de que alguma coisa estava errada. Estamos a fazer um trabalho paralelo a EDM para apurar no mínimo, as datas desde sucedido mas, ainda não temos pistas documentais. – Disse-se.
Importa realçar que a EDM – área operacional de Nacala porto assiste distritos de Nacala-Velha, Memba, Monapo, Mossuril, e ilha de Moçambique, estando nessas nestas alturas de tempo chuvoso, a somar enormes prejuízos por destruição por queda e reposição de postes. Esta acção, e feita numa altura em que existe um projecto em carteira para a substituição de postes e cabos eléctricos de baixa tensão em todos os Distritos supracitados a começar por Nacala-porto, neste primeiro semestre de 2021.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Voz de Cabo Delgado

Subscreva a nossa newsletter diária

Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.