Cabo Delgado

Já se dorme em vários Distritos de Cabo Delgado

Vários cidadãos residentes de distritos ora atacados por insurgentes, dizem haver nítidos sinais de Paz e harmonia.

No Distrito de Macomia, por exemplo, o Governo local vai neste semana, realizar uma sessão e por sinal, a primeira do ano de 2021. Os presentes neste encontro, são principalmente, o administrador e Directores de Serviços Distritais quem se deslocam da Cidade Capital de Pemba para Macomia, cientes de que este Distrito esta seguro, em Paz e suficientemente capaz de acolher eventos com normalidade e respeitando medidas de luta contra a Covid – 19.

Há indicações de que vários outros Técnicos de Serviços voltarão a funcionar em pleno e normalidade. O sector de saúde, por exemplo, recebia técnicos que se deslocavam três vezes por semana, para atender utentes e com direito a ajudas de custo. Contudo, há indicações de que brevemente, estes voltarão a fixar suas residências nos locais habituais.  

O aparato militar de forças conjuntas é notório em todo o Distrito de Macomia e o sossego bem como confiança são partilhados para com residentes de Macomia. Fruto desta presença, pessoal credenciado pela Electricidade de Moçambique, encontra-se a fazer a manutenção correctiva da linha eléctrica a partir deste ponto de Macomia até Oasse – Mocimboa da Praia e as pernoitas têm sido em Macomia. Recorde-se que, esta empresa, já deu prazos para até finais de Setembro de 2021, ensaiar o abastecimento da corrente eléctrica em pleno e para todos os Distritos do norte de Moçambique os quais, já não se beneficiavam de energia há mais de um ano. As operadoras de telefonia móvel, também prometeram fazer o melhor para, em tempo recorde, repor a plena comunicação nestes Distritos.

O passo a seguir, assim que nestas alturas, há monitoramento de últimos integrantes dos alshabbabs de Cabo Delgado, por parte de forcas conjuntas, será de mobilização da População para o seu retorno às aldeias e vida normal. O Pinnacle News presume que, a preparação de terras férteis, a lavoura, a sementeira e outros processos inerentes a produção agrícola nestes distritos, seja prática e frutífera, nesta safra agrícola que se avizinha, visto que os campos agrícolas tiveram maior tempo de pousio. O mesmo se diria para animais de caca e pescado que se reproduziram o bastante, ao longo do tempo de fugas e retirada compulsiva de cidadãos, pelos Distritos costeiros de Cabo Delgado.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Voz de Cabo Delgado

Subscreva a nossa newsletter diária

Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.