Cabo Delgado

Insurgentes recebem ataque surpreza em Awasse

Pelas 09h00 de ontem (15-12), pelo menos um batalhão de militares de várias especialidades foi destacado para ir reconhecer, combater e aliviar o troço Mueda à Macomia e já era de esperar por insurgentes, exactamente em Awasse – Mocimboa da Praia.

O combate alastrou-se até por volta das 16h00, tendo os militares recuado à Mueda.

O Pinnacle News tem apenas informações da parte das Forças Armadas e Defesa de Moçambique que perderam pelo menos 6 soldados e um número igual, foram atendidos no Hospital Rural de Mueda.

Taticamente, os insurgentes encontravam-se posicionados em casas abandonadas, árvores frondosas e deitados em terra firme o tempo todo, facto que um protegia o outro, até escurecer. No local, militares foram obrigados a abandonar uma viatura de caixa aberta do modelo U.D. que foi usada para o transporte de parte de militares, até ao local.

“Se nós tivessemos francos atiradores, iriamos dominar aqueles todos macacos. Mas, só tinhamos soldados e estávamos no terreno deles.”

Enquanto isso, o Governo reforça a capacidade de combate em terra, com muito mais meios circulares articulados para o transporte de uma Unidade Militar em cada viatura de caixa aberta. Estas, foram recebidas (15-12) e são testadas nestas semana, antes de entregas oficiais em distritos costeiros da Província de Cabo Delgado.

Esta é uma das raras acções que militares fazem frente a posições de insurgentes, em terra. O normal (em terra) tem sido defender patrimónios e cidadãos em todos os Distritos desta Província.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Voz de Cabo Delgado

Subscreva a nossa newsletter diária

Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.