Cabo Delgado

Insurgentes criam novas bases em Meluco

Meluco é um dos distritos que tem assistido a um aumento da actividade nas últimas semanas. Fontes locais acreditam que o distrito está a ser usado como local de planeamento e coordenação de acções insurgentes pela Província de Cabo Delgado. Com um clima bastante irregular ao longo do ano e por conta da virgem vegetação que faz a cintura do natural parque das Quirimbas, Meluco esconde desde então, segredos na flora, fauna e recursos semi-preciosos.

Depois do mês de Ramadão, perto de uma centena de insurgentes redistribuiram-se em pequenos grupos pela província. Decidiram-se livrar de vários cativos que constituam fardo. Acredita-se que muitos dos reféns que chegavam em Nangade, Muidumbe e Macomia eram bem instruídos para rendição, enquanto os pequenos grupos se dispersavam. Portanto, muita informação obtida daqueles que se rendiam sobre o local das bases, lideranças e composição dos grupos ficou praticamente sem utilidade. A estas alturas em que o Pinnacle News escreve este artigo, registaram-se em finais de Maio várias aparições e novas capturas de pessoa que estavam na insurgência, incluindo cidadãos nacionais em vários pontos de Meluco. As últimas informações sobre os insurgentes foram dadas por madeireiros e garimpeiros ilegais que operam neste distrito, indicando estarem escondidos em bosques sinuosos.

Informações, relatos, boatos sobre insurgentes vão circulando nos distritos de Macomia, Mueda e Montepuez. Outros relatos chegam a colocar o distrito de Mueda como sendo alvo de isolamento, nas próximas semanas, pelo simples facto de terem sido vistos grupos de pessoas armadas e estranhas ao longo de densas matas.

A marinha de guerra é a que pouco ou nada registou como afronta e o facto, não deixa de colocar em prontidão, a orla marítima dos distritos Costeiros de Cabo Delgado.

Recorde-se que apesar de se notarem focos de desordem em Palma e Mocimboa da Praia, os distritos de Macomia, Ibo, Quissanga, Muidumbe, Nangade e Mueda, tem respondido a ataques esporádicos sem muita acção de combate corporal militar e os restantes desta mesma Província, com o destaque para o próprio Meluco, Mueda, Montepuez, Balama e Ancuabe, com alertas eminentes. Aliás, todos os outros Distritos de Cabo Delgado não citados por nós, a começar pela Cidade Capital de Pemba, recebem resultados de desordem militar entre as partes beligerantes estando a acolher a cada dia, novas vidas de deslocados e que contam estórias similares.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

*

Voz de Cabo Delgado

Subscreva a nossa newsletter diária

Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.