Cabo Delgado

Insurgentes causam terror em Macomia

Entre o último dia de Setembro ao primeiro dia de Outubro, os insurgentes entraram nos Povoados do Posto administrativo de Mucojo, distrito de Macomia. Desde então, o Pinnacle News teve dificuldades de comunicar com este ponto da Província de Cabo Delgado, vias telefónicas.

Hoje (03-10), fomos reportados que vários civís, famílias inteiras, foram pura e simplesmente decapitados. Quase ninguém dentre os civis foi morto a tiro. Planos de fuga via marítima eram prontidamente abordados a uma distância onde pudessem afundar no barco à vela e desta feita. Barcos inteiros foram afundados junto com seus respectivos ocupantes (incluindo crianças) e na sua maioria, população indefesa que vivia a base de agricultura e pesca.

Foto ilustrativa

Nas aldeias aterrorizadas pelos insurgentes, não só houve mortes macabras mas também incendiaram pela quarta e quinta vez praticamente todas as suas cabanas e excedentes agrícolas inclusive, gados e galinâceos.

Dos poucos que conseguiram fugir e a pé foram vistos a chegar a conta-gotas a Vila Sede do Distrito com fome depois de passar dias a caminhar.

“Nós conseguimos chegar até aqui apenas a beber água dos rios e a dormir a maneira” – Disseram alguns deslocados.

O Governo do Distrito ainda não foi oficialmente comunicado sobre este incidente, dum lado, pelo facto da estrutura governamental e comunitária local ter tido o mesmo destino que a População.

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Subscrever a nossa newsletter diária