Maio Sangrento em Cabo Delgado
11 de Maio, 2022
(Actualização 16:10 – Subiu de dois para três o número de militares tanzanianos mortos no ataque a Kitaya)
Dois dias depois do ataque ao povoado de Kitaya, a aldeia Mahembe, junto a fronteira com a República Democrática do Congo encontra-se a ser invadida por insurgentes, colocando possibilidades de se tratar de ataques coordenados de duas frentes do ISCAP.
(Aguardamos por mais dados a respeito deste ataque).
Viatura militar incendiada por insurgentes em Kitaya
Segundo um dos integrantes do grupo de telegrama do Pinnacle News, o Governo da Tanzânia adquiriu entre 2011 a 2012 um lote de 10 tanques do modelo WZ-551, com capacidade para onze ocupantes de fabrico Chinês. Trata-se de viaturas blindadas resultantes da comperação entre a China e alguns Países Africanos.
Da incursão de insurgentes na vizinha República da Tanzânia, na noite de 14 de Outubro de 2020, uma das nove viaturas incenciada no local com o recurso a combustíveis pertencia a Unidade Militar de Kitaya.
A presença deste tipo de viatura de protecção de altas individualidades junto da fronteira representa um aparato militar que seguramente existe desde o oceano Índico, a orla do rio Rovuma (ao norte das províncias de Cabo Delgado e Niassa).
Importa recordar que pelo menos dois militares também foram decapitados no local, para além de outros 15 civis, tendo se registrado a destruição de uma unidade nanitária, pavilhão estudantil primário e inúmeras casas pertencentes a famílias camponesas.
Com estes dois novos focos de combate, os insurgentes acabam de fortalecer o seu armamento bélico, depois de terem sido bloqueadas as possibilidades de obtenção de armamento ao nível das suas frentes em Cabo Delgado.
(Próximo artigo: Insurgentes sem sucesso no recente ataque em Ulumbe – Palma, Cabo Delgado)