Cabo Delgado

Falso alarme de combate entre militares e insurgentes

(05-10-2020) Nesta noite, toda a atenção está virada para o anúncio de confrontos que representariam os 3 anos de combates, quer por parte de militares, quer por parte de populares.

Entretanto, o Pinnacle News recebeu em simultâneo dois alertas sendo uma do Distrito de Macomia e outra, de Mocimboa da Praia, reportando haver tiroteios. O mesmo para o fantasma Município de Mocimboa da Praia. As mesmas fontes, acabam de revalidar a informação com os seguintes dizeres:

Macomia

Tratava-se de militares que tomaram a iniciativa de disparar como se estivessem em carreira de tiro. O acto sucedeu-se no povoado de Nanga e seus superiores acabam de confirmar que não se trata de confronto nenhum, apesar da População ter-se refugiado às matas e sem datas sobre os seus regressos.

Mocimboa da Praia

A comunicação é deficitária e prometemos actualizar.

Entretanto, fontes do Pinnacle News certificaram que insurgentes estão há 62 km de Macomia Sede e estáticos há 3 dias. Trata-se de um numeroso grupo que se encontra na zona costeira do Distrito de Macomia, que primeiro, atacou e afugentou populares, alguns dos quais, para Ilhas de Matemo e Magoloe. Estes, encontram-se a assistir espectáculos de incursões de insurgentes, estes últimos que, capturaram pelo menos 4 viaturas, nas imediações dos mesmos povoados e outros 3 barcos a motor, localmente conhecidos por ‘malhação’. Portanto, as viaturas trazem enormes quantidades de comida e quadrúpedes ao longo dos dias e na noite de ontem (04-10), guiados de luar, transportaram supostamente para Mocimboa da Praia, via marítima. E os mesmos barcos, regressaram às praias de Mucojo, pelas 08h00 de hoje e ao longo do dia, foram recarregados de mercadoria diversa e de alimentos de primeira necessidade, também assaltados e nesta noite (05-10), acabam de partir , guiados pelo luar, para o mesmo anterior destino.

Barco Modelo

Nos cálculos do Pinnacle News, espera-se que estes barcos cheguem à Mocimboa da Praia, por volta de 01h00. Está atitude e estratégia de circular nas noites, aparenta temerem reacção aérea.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Voz de Cabo Delgado

Subscreva a nossa newsletter diária

Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.