Maio Sangrento em Cabo Delgado
11 de Maio, 2022
O Pinnacle News tornou público há meses de que Mocimboa da Praia ficou praticamente abandonado por insurgentes, antevendo a presença anunciada da força conjunta. Contudo, pequenos grupos de insurgentes ficaram posicionados em Mocimboa da Praia, muitos dos quais, derrotados pelas forças estrangeiras.
Um outro grupo actuante encontra-se nas matas do Distrito de Mueda e neste Novembro, já fizeram ataques em alguns povoados ribeirinhos da Tanzânia.
Mueda e Macomia, são os dois distritos por estes escolhidos para viverem e já desalojaram população de Xai, 5º Congresso e Nkoe, toda de Macomia e a de Ngapa, Nambungali e Ninga, no Distrito de Mueda. A evasão não foi para se desertaram mas sim, para se fixarem concretamente em Nambungali (Mueda) e Xai (Macomia), pela Província de Cabo Delgado.
Estas novas terras ocupadas por insurgentes, são vigiadas especificamente por tropas Moçambicanas, Sul Africanas e Tanzanianas está última, muito mono nas suas prestações por estarem entretidas em bloco e na surdina, no contrabando de troncos de madeira, pelas matas do Distrito de Nangade.
Hoje (17-11), a frente de insurgentes de Macomia, encontra-se a atear fogo intenso, desde 10h00 (horas de Maputo) em várias outras aldeias do Posto administrativo de Xai, distrito de Macomia (…).